![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuUGUNR7AVSzobuFlv5tHx5tfb75ep37MAbOy-3ECUvtSDlx7ksU5KwOv0FyNmtKtWJYzcgSIZMUUrhU1sU93fWTjzWqHYvM7sajnIA1kvUEZSMq2cp34MgBDxsg9aQryumaTgty43ZB8/s320/Digitalizar0001.jpg)
Tony Carreira
Biografia
Discografia
Fotografias
Notícias Relacionadas
Site Oficial
Biografia
Informações adicionais: 1. O apresentador televisivo José Carlos Malato tem sido um dos maiores defensores públicos da música de Tony Carreira, tendo viajado, inclusivamente, para Paris afim de ver o cantor em acção. No talk-show da RTP1 "Sexta à Noite", Malato fez questão de entrevistar Tony Carreira.
Em Março de 1988, na Figueira da Foz, participa no Prémio Nacional da Música, organizado pelo Maestro José Calvário, com a canção (cuja letra é de sua autoria) 'Uma noite a teu lado'. Entre cerca de mil participantes, Tony foi um dos oito seleccionados.
Em 1991, grava o seu primeiro disco 'É Verão em Portugal'. Nesse disco, encontra-se uma canção intitulada 'Meu herói pequeno' que é dedicada ao seu primeiro filho. O apresentador Carlos Ribeiro, que mais tarde se veio a tornar um grande Amigo do Cantor, passa com alguma frequência o tema na rádio, mas nem com essa ajuda o disco consegue boas vendas.
Em 1992, grava o disco 'Canta Canta Portugal'.
O encontro com a sorte acontece com Fancisco Carvalho em Paris, naquela que Tony considera ter sido a sua grande oportunidade. Daí resulta a assinatura se um contrato de dois anos com a Editora Espacial. Volta para estúdio e grava 'Português de Alma e Coração'. Entre as doze canções do álbum, uma dá-lhe o primeiro disco de ouro 'A Minha Guitarra'.
No ano de 1993, durante a gravação do disco 'Português de Alma e Coração' Tony e Dino Meira cruzaram-se em estúdio e consideraram a possibilidade de trabalhar juntos num próximo disco. Vítima de uma doença súbita Dino Meira deixa-nos. Tocado com a morte do seu amigo, Tony dedica-lhe a canção 'Adeus Amigo' que viria a ser a música principal do seu novo disco (1994), que atinge vendas que o tornam Disco de Platina.
Em 1995 com a canção 'Ai Destino', que se revela um estrondoso êxito, Tony Carreira encontra o seu verdadeiro e característico estilo romântico.
O álbum 'Adeus até um dia', editado em 1996, fica votado a alguma indiferença embora consiga ser, também ele, Disco de Platina. As baladas tomam ponto assente na carreira de Tony.
Em 1997, edita 'Coração Perdido', onde sobressai a canão 'Sonhos de Menino' que, não sendo a aposta da editora, acaba por ser o sucesso desse disco. É ainda devido à determinação do Cantor, que a gravação do respectivo vídeo é realizado na sua terra Natal - Armadouro.
No ano de 1998, com 10 anos de carreira, Tony grava o álbum 'Sonhador, Sonhador' que não é o êxito a que já se começava a habituar.
Em 1999, o álbum 'Dois Corações Sózinhos' significa a grande viragem na carreira do Cantor, permitindo-lhe finalmente dedicar-se às suas baladas de amor. 'Depois de Ti (Mais Nada)', incluída neste álbum, que é Disco de Platina, é sem dúvida uma delas. Uma vez mais, fruto da persistência do Cantor, que insiste em promover o álbum com uma balada, o género musical com que mais se identifica e mais gosta de cantar. Com o lançamento deste CD, o cantor é distinguido com dois importantes prémios atribuídos na primeira gala da Rádio Nacional e da TVI - Melhor Voz Masculina e Melhor Canção Romântica ('Depois de Ti Mais Nada').
Em 2000, Tony Carreira, já com 12 anos de actividade profissional, vê reconhecido o seu árduo trabalho quando, em 16 de Janeiro, pisa pela 1ª vez o palco do cosagrado Olympia, em Paris. Deste espectáculo resulta um álbum, gravação fiel de toda a sua actuação ao vivo, intitulado 'Tony Carreira ao vivo no Olympia'. Com ele obtém Tripla Platina. É o disco que manifestamente consagra Tony Carreira, mantendo-o no Top Nacional durante 54 semanas, 37 das quais em 1º lugar. Um ano depois Tony volta ao Olympia de Paris e reafirma o seu sucesso na cidade-luz.
Estimulado pelo êxito alcançado em dois anos consecutivos na mítica sala de Paris, considera ser tempo de contemplar da mesma forma o seu público em Portugal realizando um emocionante espectáculo no Coliseu dos Recreios de Lisboa, que será, para sempre, carinhosamente recordado pelo cantor. No ano seguinte regresssa ao Coliseu de Lisboa e pela primeira vez canta no Coliseu do Porto.
Em 2002, Tony Carreira grava o autobiográfico álbum 'Cantor de Sonhos', reflectindo nele todo o agradecimento ao seu público , com a canção 'Tudo Por Vocês'. Acentua-se aí o seu gosto pelas gravações ao vivo, que não mais deixou de realizar.
O ano de 2003 abre com chave de ouro para Tony Carreira que, a celebrar 15 anos de canções, os festeja com um mega-concerto no Pavilhão Atlântico de Lisboa.
Este concerto ficará na história da carreira do Cantor como sendo o espectáculo da sua vida, registado no CD 'Tony Carreira Ao Vivo no Pavilhão Atlântco', Quádrupla Platina, permaneceu no Top + mais de 50 semanas, 30 das quais nos cinco primeiros lugares - a apoteose da sua carreira.
No ano de 2004 Tony Carreira volta a surpreender o público com o seu novo disco de inéditos onde, pela primeira vez canta uma versão do seu ídolo Mike Brant que se intitula 'Quem será'!
Em Janeiro Tony Carreira volta ao Olympia-Paris para mais dois concertos e num ápice a bilheteira esgota. Seguem-se os Coliseus de Lisboa (três concertos) e Porto (dois concertos) e foram poucos os bilhetes para os fãs que sobraram à porta.
Novembro de 2005: Tony Carreira, sensibilizado pela devastação florestal da sua terra-natal, abraça uma campanha de solidariedade e entrega a totalidade do seu cachet no último concerto da tournée, que se realizou em Genêve, às vítimas dos fogos de Pampilhosa da Serra.
É com uma multidão de sorrisos que o cantor fecha mais um ano de sucessos e bons concertos.
Tony Carreira inicia uma nova tournée, com o regresso ao Pavilhão Atlântico, respondendo assim ao desejo do seu público. 'Atlântico 2006' é a prova de uma apoteose que parece não se esgotar...
2007 testemunhou mais uma sucessão de êxitos para Tony Carreira... 'A Vida Que Eu escolhi' em pré-venda chegou a Dupla Platina. Duas semanas após o seu lançamento liderou o Top + e chegou à Oitava Platina.
A sua tournée abriu com um concerto no Zenith, em Paris, no mês de Fevereiro. Em Portugal estreou-se no Coliseu de Elvas e no Campo Pequeno em Lisboa, Sempre com lotações esgotadas!
Volvidos 20 anos de carreira, chegamos a 2008. E quando se pensava que nada mais havia a acrescentar a uma vida de sucesso, eis que o Cantor volta a surprender com o anúncio do lançamento de uma autobiografia que, ainda em pré-venda, se torna um best-seller. Em simultâneo, e em jeito de celebração, comemora as duas decadas de carreira com um concerto que, de imediato, devido à velocidade de lotação da bilhetira, obriga Tony Carreira a agendar mais concerto no Pavilhão Atlântico. Duas noites consecutivas que encheram por completo a já reincidente sala de espectáculos.
Sem comentários:
Enviar um comentário